sábado, 9 de abril de 2011

A MENTE HUMANA



A mente humana é movida a sonhos e ao imaginário. Se pararmos para pensar o que é na verdade o rompimento de um ano para outro… Nada, se não a simples passagem de um dia para o outro. Mas como somos abastecidos de energia lúdica e de progressões fictícias, preferimos acreditar que tudo mudará em questão de segundos, aqueles segundinhos que contamos antes do dia 31  de dezembro se transformar em 01 de janeiro.
O homem esquece que não há como se mudar uma vida ou toda herança ética adquirida ao longo de sua existência em míseros segundos. A humanidade esqueceu de ser humano, de refletir a sua essência ou até mesmo de indagar suas atitudes. Somo cada vez mais desumanos, não respeitamos o meio-ambiente, não respeitamos nossos amigos e não respeitamos nós mesmos.  O que se vê são pessoas comprometidas com o fútil, a inveja, a ganância… preocupam-se com o “aparecer”. Há uma disputa assirradissíma de quem aparece mais que quem…
Não há mais valores na sociedade, não se vê honestidade no olhar das pessoas, não se vê mais cumplicidade, companherismo, fidelidade, amor ao outro e nem tão pouco piedade.
O futuro é algo incerto, pertence a algo superior a nossos desejos… E é essa incerteza do amanhã que as pessoas não procuram pensar ou refletir sobre ele. Não sabemos o que acontecerá o amanhã para nós. Sabemos que o sol vai nascer mas não sabemos de nós mesmos. Não temos certeza de nada nessa vida. E na verdade o que fica, o que é eterno são seus pensamentos, sentimentos, conduta, postura, atitudes e a ética humana…
Espera-se que ano que vem sejamos todos melhores, mas não economicamente, não em grandezas materiais, não em aquisições materiais. Sejamos maiores como SERES HUMANOS. Deseja-se que a humanidade se liberte de tanta futilidade, falsidade, hipocrisia e falta de ética que nos cerca e nos corrompe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário