segunda-feira, 29 de abril de 2013

Orgulho



Bem, lendo o capítulo 28 do livro de proverbios no verso 25 me deparei com algo que me chamou muito atenção:  “O orgulhoso de coração levanta contendas, mas o que confia no Senhor prosperará...”
Ai fui ler um pouquinho sobre  Orgulho, já que alguém certa vez, a algum tempo havia me confrontado e me classificado como Orgulhoso.
 “Orgulho é um sentimento de satisfação pela capacidade ou realização ou um sentimento elevado de dignidade pessoal”.
O orgulho pode insurgir de várias formas, todas elas expostas pelo coração enganoso do homem, alguns nos olhos altivos, outros na vida social, outros orgulham de sua raça, credo ou religião ou capacidade de realização, esse orgulho pode ser: intelectual, material, espitirual ou até mesmo social, mas o mais voraz deles sem duvidas é o espiritual.
Bem desta forma vemos que um orgulhoso pode causar grandes estragos na vida social de uma comunidade, cidade ou até mesmo em uma nação inteira,  dependendo do grau de poder do orgulhoso em questão.
 É um sentimento que está intrínseco a nossa natureza humana, vem como brinde, vem no pacote ao nascer-mos em nossa condição pecadora , logo nossa luta é constante a esse sentimento que pode nos levar a degradação espiritual, a morte, assim dizendo, ao vermelho, ao fechamento de capital, falência.
Devemos perceber esses sentimentos em nós , nos guardar desses ataques de nosso coraçãozinho tolo e traiçoeiro, que as vezes nos prega algumas peças, e muito dificil para nós aperceber-mos quando nosso coração mente e nos engana, é dificil para e pensar por um minuto sobre o assunto,  mas sempre há um escape, glória a Deus por isso,  foi o sacrifício de Jesus na cruz e seu exemplo, que selou nossa esperança de mudança, de libertação e vitória pela cruz, pelo sangue derramado no madeiro, devemos olhar com com atenão sobre esse assunto, nossa vitória vem de Jesus e todas nossas fontes provém de Jesus, único exemplo pra nós, conseguia dominar seu coração humano de tal forma que abolia os sentimentos pecaminosos que proviam dele.
No Salmo 19:13 . Davi expressa a Deus sua vontade de ser liberto, um homem segundo o coração de Deus, reconhecendo ali seu erro e dependência em Deus, se rendendo a Ele de tal forma que reconhece seus sentimentos expressos pelos seus atos.
 Nós devemos pedir a Deus que nos guarde de que esses sentimentos se asenhorie de nós, com fé e esperança, crendo na libertação em Deus, desse orgulho malicioso que as vezes rondam nosso ser, pois  Deus é fiel sempre a nós, Ele cumprirá em nós suas promessas.  Porque podemos abrir mão de nosso orgulho maléfico,(se posso dizer assim) e lutar para libertar-se em Deus deste sentimento. Para não ficar parado no tempo e deixar de romper em fé de prosseguir; Pare e pense, olhe pra dentro de si e veja se há raiz de orgulho, liberte-se, viva uma vida de abundãncia em Deus, não deixe o ladrão roubar, matar e destruir seus sentimentos, cubra-se com sangue de Jesus e que Ele nos dê a paz, a vida que merecemos nele por ser-mos filhos e nova criatura, deixando para tráz todo sentimento que nos aprisionam ao pecado. Viva Nele pra Ele e com Ele. Saia todo orgulho de nosso coração, que sobre bastante espaço para confiança em Deus e para a prosperidade que está as portas e sem dúvidas para o fruto do Espírito, que nunca é podre.
Mta paz!!

Por Léo Belém

Nenhum comentário:

Postar um comentário