quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Tempo de Colheita


GL 6:7-8) “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna”.
Existe uma lei de semeadura e colheita que o próprio Deus criou.
Assim acontece em uma terra fértil, tudo o que semearmos, nós colheremos. Com a nossa vida não é diferente, a palavra de Deus nos revela que a nossa vida também é como uma terra fértil, pois, tudo aquilo que plantarmos (seja bem ou mau), nós iremos colher.

Este é o motivo pelo qual muitas pessoas estão se lamentando com aquilo que estão passando atualmente, e isto nada mais é do que o fruto da sua própria semeadura.
Ninguém colhe o mau se não semeou o mau.
(LM 3:39) “Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados”.
Alguns até questionam a Deus pelo fato de estarem passando por situações difíceis nas suas vidas, mas a palavra diz que tudo isso é resultado do nosso próprio pecado.

Um alerta aos jovens:

Deus traz um alertar aos jovens que se acham maduro o suficiente para tomarem as suas próprias decisões independentes do conselho dos mais velhos. Jovens que desprezam os conselhos de seus pais por acharem que seus conselhos já estão ultrapassados e que estão exagerando quando contam das suas experiências.
A palavra de Deus no livro de Eclesiastes fala diretamente para os jovens:
(EC 11:9) “Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas. Afasta, pois, do teu coração o desgosto e remove da tua carne a dor, porque a juventude e a primavera da vida são vaidade”.

(EC 12:1) “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer”.

Este texto também fala da semeadura e da colheita. Ele nos ensina que precisamos nos lembrar de Deus nos dias da nossa juventude para não colhermos frutos amargos no futuro. A juventude é o auge da nossa vida aqui na terra, pois também é uma fase de muitas provações e decisões sobre o nosso futuro. É uma fase que exige aplicar a nossa fé em Deus para não errarmos.
Por isso precisamos aprender a ouvir os conselhos de pessoas mais experientes e buscarmos caminhar sempre de acordo com os princípios de Deus que aprendemos na sua palavra. Agindo desta forma, nós iremos evitar muitos prejuízos para o nosso futuro.

Esta é a lei da semeadura e da colheita:

(GL 6:8) Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.
Quem semeia para a carne: Da carne colhe corrupção.
Quem semeia para o Espírito: Do Espírito colherá a vida eterna.
O que significa a carne?
A carne significa a concupiscência e a soberba da vida.
A concupiscência é o forte e continuado desejo de fazer ou de ter o que Deus não quer que façamos ou tenhamos.
O apóstolo João diz:

(I João 2:16) “porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo”.

Semear para a carne é: Buscar as coisas deste mundo, satisfazendo os seus próprios desejos e vivendo uma vida independente de Deus
O que iremos colher se semearmos para a carne?

Colheremos aquilo que é corruptível. Corruptível: É tudo aquilo que não permanece para sempre. Aquilo que é destrutível.

Exemplos:
Muitos jovens morrem mais cedo. Muitas jovens destroem suas vidas na prostituição. (mães solteiras – doenças contagiosas). Muitos jovens se destroem com as drogas. (vícios). Muitos jovens não conseguem progredir profissionalmente. (estudo, ministério, etc.).
Semear para o Espírito:
É buscar as coisas do alto onde Cristo está assentado a destra de Deus (CL 3:1).

Como buscamos? Priorizando tudo aquilo que nos faz crescer espiritualmente. Como por exemplo: Comunhão com os irmãos, leitura da palavra, oração, jejum.

O que iremos colher se semearmos para o Espírito:

Colheremos a vida eterna. Eterno: É tudo aquilo que permanece para sempre. Aquilo que é indestrutível.

Deus promete prosperidade para aquele que busca em primeiro lugar o seu Reino e a Sua justiça (MT 6:33).

Ainda há tempo para semearmos o bem:

(GL 6:9-10) “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário