quarta-feira, 6 de junho de 2012

Preconceito X Discriminação - E ai?




É estranho começar uma sessão de posts falando sobre esse assunto, tenho certeza que as pessoas esperavam de mim algo mais conceitual, musical ou até mesmo conservador, enfim, não é bem assim!
De conservadora eu tenho algumas coisas, mas de um modo geral sou bem contemporânea.

Falar de preconceito é algo que esta camuflada na nossa sociedade, somos tidos como NÃO preconceituosos, mas na verdade "ele" está lá, escondido e pode ser encontrado na hora em que menos esperamos.

Embora o conceito de raça seja moderno, o preconceito e a discriminação são uma constante da história universal e é necessário, antes do mais, fazer a distinção entre as duas ideias. O PRECONCEITO refere-se a opiniões ou atitudes partilhadas por membros de um grupo acerca de outro.

A DISCRIMINAÇÃO diz respeito ao comportamento tido em relação a outro grupo. Pode detectar-se em acções que negam aos membros de um grupo oportunidades que são dadas a outros, como, por exemplo, quando a um negro é recusado um emprego disponível para um branco. Embora o preconceito esteja frequentemente na base da discriminação, os dois podem existir separadamente. As pessoas podem ter ideias preconceituosas e não agir em conformidade.

No último domingo 03/06 estive em um momento muito descontraído com meu pastor “Samuel Menezes e alguns amigos em uma pizzaria, e lá compartilhamos várias experiências e situações, e um dos assuntos foi o preconceito”.

Na semana passada passei por uma situação de preconceito "estúpida" tudo pelo fato de entrar em uma loja onde os produtos eram caros, sendo assim, eu "Negra" entrou na loja e não fui atendida, nem mesmo perguntando aos vendedores se alguém poderia me atender. Naquele momento eu pensei: VOU FAZER UM ALVOROÇO AQUI! Mas meu caráter e comprometimento público me levaram a tomar outra postura diante da situação.

Aproximei-me dos vendedores que estavam todos reunidos e disse: Infelizmente por causa de pessoas como vocês o nosso país não avança, vivemos em regressão por falta de profissionais de verdade. E logo saí!

Essa foi uma das muitas situações que passamos por ai, as vezes por causa do estilo de roupa, cabelo, tamanho, jeito, enfim, tudo pode ser motivo. Mas E AI?

O que você me diz? Ja passou por alguma situação de preconceito ou discriminação?

Conte-me, será bom para você falar sobre isso e também para nossos seguidores.

Martin Luther king ja dizia: O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.

Super abraço

Paz e Soul

Negra Mary

4 comentários:

  1. O preconceito é um mal sem proporções... Triste é perceber que nem entre os cristãos há completa isenção desse problema. As diferenças são o que fazem o ser humano único e desafiador. Preconceito é algo ultrapassado e maligno, e cabe a cada um de nós extingui-lo nas pequenas atitudes.

    ResponderExcluir
  2. É difícil lidar com esse tipo de situação como você mencionou Mary! Mais Difícil ainda é segurar a vontade de berrar e dizer em bom tom quão estupido e ridículo são o preconceito e discriminação! E concordo com o Allan: "cabe a cada um de nós extingui-lo nas pequenas atitudes"...E não deixar que o silêncio dos bons se torne algo normal...

    ResponderExcluir
  3. Olha sempre achei vc muito inteligente e não me surpriend por essas linhas e entre linhas que vc usou para espressar sua inteligencia abençoada por Nosso grande amigo Espirito Santo, fico muito feliz por vc está nesta posição olha Deiche Deus te usar como aquela vez te disse vc vai longe

    ResponderExcluir
  4. Lamentável esse tipo de atitude, é triste viver em um mundo tão podre, tão porco, de pessoas tão nojentas. Sinceramente não entendo como ainda existam esse tipo de gente, se é que posso chama-los assim. A essa corja o meu desprezo, oro a Deus que eles encontre a luz.

    ResponderExcluir