sexta-feira, 5 de julho de 2013

7 atitudes para desenvolver seu potencial criativo


Você sabia que a criatividade é uma capacidade inerente a todo ser humano? Isso significa que todos nós nascemos com um potencial para criar soluções criativas e capacidade de inovar. Mas então o que diferencia os chamados “criativos” dos demais? Ou porque algumas pessoas são consideradas mais criativas que outras? A diferença está principalmente nas atitudes!

A boa notícia: é possível desenvolver ou até evoluir esse potencial, cultivando atitudes criativas no seu trabalho e na vida. Quer saber como? Vejamos a seguir algumas das atitudes que podemos adotar de maneira prática em nosso dia-a-dia:

1. Assuma riscos
Nós temos uma tendência a rejeitar novas ideias que não se encaixam em padrões já estabelecidos. É preciso quebrar esta resistência a mudanças, assumindo alguns riscos. Não tenha medo daquelas ideias que possam parecer “absurdas” em um primeiro momento.




“Tá na chuva é pra se molhar”: aceite novos riscos e viva experiências diferentes!

2. Tenha comprometimento e persistência
Muitas pessoas desistem rápido demais quando encontram os primeiros obstáculos na geração de ideias ou mesmo na implementação. Criar traz alegria mas também pode trazer medo ou ansiedade, além de envolver muito trabalho e dedicação. Persista, confiando na capacidade ilimitada e maravilhosa do cérebro.

3. Mantenha uma mente aberta a novas ideias
Aprenda a buscar respostas em diferentes lugares e situações. Pode ser em uma viagem, na conversa com outras pessoas, uma solução que deu certo em um contexto diferente do seu.Muitas ideias ‘malucas’ nos servem de apoio para outras melhores e originais. Desapegue-se das ideias iniciais, gere o máximo de possibilidades para uma mesma ideia.



De onde vêm as ideias? Pôster maior no Pinterest do Elo7.

4. Seja curiosa
Já reparou como as crianças fazem perguntas sobre tudo, sem medo ou vergonha? Conforme nos tornamos adultos, passamos a perguntar menos e a ter respostas prontas para tudo. Mas uma pessoa criativa é curiosa, faz perguntas, lê livros diferentes e frequenta ambientes diversos em busca do novo. Essas atitudes as mantém com a mente aberta. É preciso não perder a capacidade de encantar-se com as novidades (como as crianças fazem) e de estranhar coisas aparentemente normais.

5. Motivação intrínseca
O prazer de fazer o seu trabalho deve vir sem a preocupação imediata de agradar ao outro. O processo de criar deve ser recompensador e gerar uma grande satisfação pessoal. Busque isto no seu trabalho, no seu processo. Isto traz maior liberdade, pois o trabalho segue um curso novo, original.

6. Mãos na massa
Esta dica é simples, para criar é preciso botar a mão na massa. Assistir o trabalho dos outros, como espectadora, a impede de desenvolver algo mais original, de descobrir novas ideias no meio do processo.

7. Mantenha autoconfiança
É importante confiar no próprio trabalho, no seu talento. Mesmo enfrentando períodos de desânimo, uma pessoa inovadora sempre acredita que tem capacidade para seguir em frente, atingir seus objetivos.


Gostaram? Nossas dicas foram também baseadas no livro Empreendedorismo – Fundamentos e Técnicas para Criatividade.

O que você faz para atiçar a criatividade? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo.

Acima de tudo, lembre-se: todas nós somos livres para escolhermos nossas atitudes. Escolha as suas e colhas os frutos!

Fonte. Site Negócios de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário